01/07/2015

Francal 2015 promete impulso a exportações calçadistas

Feira, que acontece na próxima semana, é esperança para retomada do setor

imagem_destaque

Imagem do Anhembi durante a Francal 2014

Com vendas menores no início deste ano, tanto no mercado interno quanto no externo, a indústria brasileira de calçados acredita numa retomada dos negócios a partir da Francal (Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios) 2015, 47ª edição do principal evento do setor no País que, neste ano, acontece de 6 a 9 de julho no pavilhão de exposições do Anhembi.

Para Heitor Klein, presidente-executivo da Abicalçados (Associação Brasileira da Indústria de Calçados), a recuperação passa principalmente pelas exportações. 

“Não podemos esperar a reversão do quadro por meio de ações governamentais. A saída passa pela proatividade do exportador brasileiro na busca de novos e qualificados mercados”, acredita Klein. “A presença de importadores na FRANCAL será determinante para a recuperação além-fronteiras”. 

Ele se refere aos mais de mil compradores de cerca de 70 países esperados para a feira brasileira. Neste ano a organização incrementou as ações voltadas para o mercado externo e vai trazer 207 Importadores convidados, para se juntarem àqueles que já visitam a feira espontaneamente a cada ano.

“A Francal, historicamente, é um termômetro das vendas da temporada de primavera-verão, excelência do calçadista brasileiro. A expectativa é que a feira alavanque um volume considerável de vendas, especialmente para o mercado externo”, projeta Klein. 

O deputado estadual Roberto Engler (PSDB) concorda com o presidente da Abicalçados e avalia a situação especialmente na perspectiva da cidade de Franca, maior polo produtor de calçados masculinos na América Latina. 

"A Francal nasceu em Franca, há mais de 40 anos, e hoje é o grande evento do setor calçadista no Brasil. O sucesso da feira é também o sucesso das nossas empresas, gerando emprego e renda para o setor de maneira geral e, em específico, para nossa cidade. Esperamos que seja uma ótima Francal de bons negócios para Franca", afirmou Roberto Engler, , que participa da abertura do evento, às 11 horas do próximo dia 6.


SOBRE A FRANCAL
A Francal é o evento brasileiro oficial de lançamento das coleções primavera-verão, responsável por volume significativo dos negócios da cadeia produtiva do setor. Neste ano, a feira realiza sua 47ª edição numa área total do de 82 mil metros quadrados, equivalente a todo o complexo de exposições do Anhembi, em São Paulo, e reúne mais de 800 fabricantes nacionais – com cerca de 2 mil marcas - de calçados masculinos, femininos, infantis e esportivos, bolsas, mochilas, cintos, carteiras e malas, bijuterias e outros acessórios de moda se reúnem em quatro dias para lançar as grandes novidades para o verão. São esperados mais de 50 mil profissionais do setor de todo o Brasil e compradores internacionais de cerca de 70 países.


Com informações de Primeira Página, Assessoria de Comunicação e Eventos/Francal Feiras
Foto: www.hojesaopaulo.com.br