26/05/2015

Retomada a construção de casas populares em Barrinha

CDHU assume gerenciamento das obras

imagem_destaque

Roberto Engler e Katiá

A construção de 296 casas populares em Barrinha foi retomada. Atendendo pedido do deputado estadual Roberto Engler (PSDB) e do prefeito de Barrinha, Mituo Takahasi, o Katiá, a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) assumiu a gestão das obras que estavam paralisadas há mais de um ano e foram reiniciadas neste mês.

Desde 2011, a construção das moradias enfrentou diversos problemas. O principal obstáculo se deu com a interrupção das obras que eram administradas pela Prefeitura Municipal na gestão anterior, quando a construtora responsável abandonou o empreendimento. 

Novas concorrências públicas abertas pela Administração do prefeito Katiá não tiveram êxito em razão da falta de interesse de construtoras em participar das licitações.

No ano passado, o deputado estadual Roberto Engler solicitou que a CDHU interviesse para que o conjunto habitacional possa ser concluído. A companhia já destinou R$ 3 milhões para a retomada das obras e novos aportes devem ser feitos conforme seja necessário.

O assunto foi tema de conversa entre o deputado Roberto Engler e o prefeito Katiá, durante audiência realizada nesta terça-feira (26), no Gabinete do parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na capital. Roberto Engler pretende solicitar, à CDHU, que a entrega das moradias seja realizada por etapas, assim que parte das unidades seja finalizada.

“O estágio das obras é diferente, ou seja, há casas adiantadas e outras ainda em fase inicial de construção. Por isso, vamos pedir que a CDHU e a Secretaria da Habitação avaliem se é possível que uma parcela das famílias sorteadas já possa se mudar mesmo antes de todas as moradias estarem prontas, talvez no início do ano que vem”, afirmou o deputado Roberto Engler.

As 296 casas populares estão sendo erguidas em terreno cedido pela Prefeitura de Barrinha, próximo ao bairro Vera Lúcia.