07/04/2015

Hospital Dia do AME de Franca realiza 194 cirurgias em março

Hospital-Dia deve diminuir fila de pacientes que aguardam procedimentos

imagem_destaque

AME Mais de Franca é o primeiro do tipo no estado de São Paulo

O AME (Ambulatório Médico de Especialidade) Mais de Franca realizou 194 cirurgias de média complexidade em março. A inauguração do Centro Cirúrgico do ambulatório e dos leitos de Hospital-Dia ocorreu no fim de fevereiro. O resultado obtido logo no primeiro mês de funcionamento confirma que o trabalho do AME Mais tende a diminuir significativamente a fila de pacientes que aguardam procedimentos em Franca e região.


Entre os 194 procedimentos realizados em março, estão artroscopias, retiradas de hérnias, operações de cataratas, varizes, amígdalas e ortopédicas. Vale ressaltar que outras cirurgias de menor complexidade, em especial na área de Dermatologia, seguem sendo executadas. Em março, foram cerca de 240 do gênero.


“Para um primeiro mês de trabalho, acredito que tenha sido um grande resultado. Mantendo esse ritmo, serão cerca de 2,4 mil cirurgias de média complexidade por ano. Ao longo dos próximos meses, o número de pessoas que esperam por uma operação vai se reduzir”, disse o deputado estadual Roberto Engler (PSDB).


O AME Mais de Franca é o primeiro do tipo em todo o estado de São Paulo. A unidade é gerenciada em parceria com a Santa Casa de Franca e oferece atendimento de consultas e exames médicos em mais de 30 especialidades a 10 municípios da região, beneficiando mais de 400 mil habitantes. 


"A qualidade do atendimento, que já foi amplamente aprovado no AME desde a sua inauguração, em 2011, está sendo mantida nos atendimentos do AME Mais. A internação dura apenas um dia, com a recuperação em casa, o que evita infecções, aperfeiçoa o uso dos leitos e torna tudo rápido e eficiente”, ressaltou o deputado estadual Roberto Engler. 


O Hospital-Dia possui três salas cirúrgicas. Também foram instalados 21 leitos hospitalares de observação, destinados à enfermaria feminina, masculina e infantil, além dos leitos anexos às salas para recuperação pós-anestésica. Com esse serviço, os pacientes poderão receber cuidados médicos programados para cada caso, sem necessidade de permanência prolongada no local.


Para a implantação do AME Mais, a ampliação da área construída do ambulatório foi de 518 metros quadrados. O investimento da Secretaria Estadual da Saúde no Hospital-Dia e no centro cirúrgico do AME foi de R$ 2,6 milhões, entre realização de obras e compra de equipamentos. A cessão de imóvel anexo ao ambulatório, da Prefeitura de Franca ao Governo do Estado, também foi essencial para que as melhorias fossem possíveis.


A capacidade de realização de intervenções do AME Mais de Franca é de 200 procedimentos de média complexidade por mês, incluindo cirurgias oftalmológicas, pediátricas, urológicas, ginecológicas, ortopédicas, vasculares, gerais e outras. Contabilizando as pequenas cirurgias ambulatoriais, o número de procedimentos deve ser de aproximadamente 5 mil por ano. 


Além disso, o ambulatório realiza exames e consultas em especialidades como acupuntura, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, hematologia, infectologia, nefrologia, neurologia, obstetrícia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, proctologia, reumatologia e urologia, entre outras.

A unidade também conta com especialidades não médicas, como enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e serviço social.


O AME de Franca funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e, aos sábados, das 7h às 15h. O ambulatório está localizado na Rua Doutor Alcindo Ribeiro Conrado, 1.395, no Centro.