05/03/2015

Trevo da Portinari terá nome de ex-secretário estadual francano

Luiz Tacca Júnior ocupou pasta da Fazenda em 2006

imagem_destaque

Trevo que receberá o nome de Luiz Tacca Júnior (em detalhe)

O trevo que une a Rodovia Cândido Portinari à via de acesso a Ribeirão Corrente (Acesso Felippe Calixto) e também dá saída da rodovia para o Centro de Detenção Provisória e à Fundação Casa, em Franca, recebeu o nome do francano e ex-secretário estadual da Fazenda, Luiz Tacca Júnior. A lei 15.694, publicada no Diário Oficial de hoje (4), oficializou a denominação.

A norma, sancionada pelo governador Geraldo Alckmin, é fruto do projeto de lei 1013/2014, de autoria do deputado estadual Roberto Engler (PSDB). 

“É uma homenagem justa a uma pessoa que teve uma trajetória brilhante. Meu amigo Tacca foi também meu aluno, um companheiro de docência na antiga Faculdade Pestalozzi, colega de grupo político. É essa proximidade que me permite falar da competência e da capacidade que ele sempre teve e, mais do que isso, do bom caráter com que sempre levou sua vida”, disse o deputado estadual Roberto Engler.

Entre 2004 e 2005, Luiz Tacca Júnior ocupou o cargo de secretário adjunto da Secretaria da Fazenda de São Paulo e, em janeiro de 2006, assumiu a pasta e a comandou até o fim do mesmo ano.

Luiz Tacca nasceu em Franca, em 1950. Graduado em Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis e em Geografia e pós-graduado em Política Fiscal pela ESAF (Escola de Administração Fazendária), do Ministério da Fazenda, foi funcionário de carreira do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Entre outros cargos, atuou como secretário adjunto da Secretaria de Orçamento Federal e secretário adjunto do Ministério da Fazenda e também foi o coordenador nacional do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros e do Programa Nacional de Apoio à Administração Fiscal para os Estados Brasileiros. 

Presidiu a Comissão Técnica Permanente do ICMS, vinculada ao Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), que reúne os secretários da Fazenda de todos os estados da Federação. Exerceu também o cargo de Secretário da Fazenda do Distrito Federal e atuou como assessor da Presidência do Banco do Brasil. 

Luiz Tacca Júnior faleceu em 13 de abril de 2013.