25/02/2015

AME Mais é inaugurado em Franca

Centro Cirúrgico e Hospital-Dia transformam unidade na primeira do tipo no estado

imagem_destaque

Governador Geraldo Alckmin e Roberto Engler, em Franca

O AME (Ambulatório Médico de Especialidade) de Franca também vai passar a realizar cirurgias de média complexidade, o que deve fazer com que a fila de espera por intervenções desse tipo diminua na cidade e na região. A inauguração do Centro Cirúrgico do ambulatório e dos leitos de Hospital-Dia converteu a unidade de Franca no primeiro AME Mais do estado e aconteceu na manhã de hoje (25).


A cerimônia realizada no próprio ambulatório foi comandada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), na companhia do deputado estadual Roberto Engler (PSDB), do secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, do prefeito de Franca, Alexandre Ferreira (PSDB), entre outras autoridades. 


"É uma grande conquista, tudo de graça, com qualidade, além do atendimento, formação de recursos humanos com alta tecnologia", disse o governador Geraldo Alckmin.


O AME Mais Franca é gerenciado em parceria com a Santa Casa de Franca e oferece atendimento em mais de 30 especialidades a 10 municípios da região, beneficiando mais de 400 mil habitantes. 


"Assim como a qualidade do AME em consultas e exames, que já é conhecida, tudo é realizado com a mesma excelência. A internação dura apenas um dia, com a recuperação em casa, o que evita infecções, otimiza o uso dos leitos e torna tudo rápido e eficiente”, afirmou o deputado estadual Roberto Engler.


A capacidade de realização de intervenções do AME Mais de Franca é de 200 procedimentos de média complexidade por mês, incluindo cirurgias oftalmológicas, pediátricas, urológicas, ginecológicas, ortopédicas, vasculares, gerais e outras. A ampliação da área construída do ambulatório foi de 518 metros quadrados. 


O Hospital-Dia possui três salas cirúrgicas. Também foram instalados 21 leitos hospitalares de observação, destinados à enfermaria feminina, masculina e infantil, além dos leitos anexos às salas para recuperação pós-anestésica. Com esse serviço, os pacientes poderão receber cuidados médicos programados para cada caso, sem necessidade de permanência prolongada no local.


Contabilizando as pequenas cirurgias ambulatoriais já realizadas pelo AME, o número de procedimentos chegará a quase 5 mil por ano. Para reforçar o corpo clínico, serão contratados mais cinco médicos cirurgiões.


Além disso, gestantes de alto risco residentes nas cidades compreendidas pelos Colegiados de Gestão Regional Alta Anhanguera e Alta Mogiana poderão passar por acompanhamento gestacional no AME Mais Franca, que oferecerá pré-natal e atendimento nutricional e psicológico às futuras mães.


O investimento da Secretaria Estadual da Saúde no Hospital-Dia e no centro cirúrgico do AME foi R$ 2,6 milhões em obras e equipamentos. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e, aos sábados, das 7h às 15h. Está localizado na Rua Dr. Alcindo Ribeiro Conrado, 1.395, no Centro de Franca.


“Milhares de pessoas já puderam conhecer e aprovar o atendimento do nosso AME ao longo dos últimos quatro anos. Todos podem certeza de que o AME Mais, agora com o Hospital-Dia e a realização das cirurgias, só vai ampliar essa capacidade de investimento. É uma conquista a ser muito comemorada”, avaliou o deputado estadual Roberto Engler.



VIATURAS

No próprio AME, o governador Geraldo Alckmin descerrou a placa de inauguração da Escola Estadual Professor Assuero Quadri Prestes, do bairro Jardim Luiza, zona norte de Franca e também oficializou a liberação de R$ 3,2 milhões em recursos estaduais para as Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Franca, Batatais, Ituverava, Miguelópolis, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Sales Oliveira e São Joaquim da Barra, dinheiro que será usado para pagamento de professores, diretores e coordenadores pedagógicos e para a manutenção de classes.


Em seguida, o Alckmin se dirigiu a o Parque Fernando Costa, onde, rapidamente, fez a entrega de 53 viaturas para a Polícia Civil, Deinter (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior) 3, beneficiando municípios da região. Alckmin deixou Franca pouco depois das 12 horas desta quarta-feira (25).