09/12/2014

Entidade Cultural de Franca recebe título de utilidade pública

Instituto Arte e Vida promove atividades com crianças e adolescentes

A lei 15.589, publicada no Diário Oficial desta terça-feira (9), oficializa a concessão do título de utilidade pública estadual ao Instituto Arte e Vida, de Franca. A norma é fruto do projeto de lei 373/2014, de autoria do deputado estadual Roberto Engler (PSDB). 

“Sou conhecedor da atuação importante e eficaz feito pelo Instituto Arte e Vida e fico feliz que essa norma publicada agora, além de um reconhecimento oficial, possa ser uma espécie de apoio a essas ações”, afirmou o deputado estadual Roberto Engler.

O título de utilidade pública estadual, além de reconhecer a idoneidade da entidade, permite algumas isenções fiscais estaduais e, em conjunto com a utilidade pública federal, a isenção da quota patronal do INSS, hoje 20% sobre a remuneração dos empregados.

O Instituto Arte e Vida desenvolve atividades artísticas de dança, música, teatro, expressão corporal, entre outras, com crianças e adolescentes. Em 2014, iniciou o trabalho junto às famílias dos atendidos, com o intuito de ofertar, aos pais e responsáveis, escuta qualificada, reflexão e troca de experiências entre os participantes. 

A atuação da entidade se pauta pela arte como ferramenta educativa, levando em consideração as características e tendências individuais, e como colaboração para a formação do gosto, para o estímulo da inteligência e para a formação da personalidade de um indivíduo. 

O Instituto Arte & Vida tem como objetivo promover espaços dialógicos, que permitam reflexões, trocas, vivências e o desenvolvimento de habilidades e competências. Para tanto, conta com a colaboração dedicada de sua diretoria, de educadores voluntários e profissionais contratados.

A entidade tem, ainda, o apoio de diversos parceiros, entre eles a Fundação Espírita Judas Iscariotes, que, além de ceder o espaço para as atividades da entidade cultural, apoia a realização dos projetos do instituto.