09/12/2014

Lei denomina escola em Franca

Unidade leva nome de Adelmo Francisco Martins, professor, advogado e empresário

A publicação da lei 15.578/2014, no Diário Oficial de hoje (9), dá o nome de Adelmo Francisco Martins para a Escola Estadual do Jardim São Domingos/Paineiras, em Franca. A homenagem ao professor, advogado e empresário é fruto de projeto de lei de autoria do deputado estadual Roberto Engler (PSDB), depois de sugestão do vereador Pastor Otávio Pinheiro (PTB).

Nascido em Cristais Paulista, casado, pai de seis filhos, formado em Direito, Adelmo Francisco Martins exerceu a advocacia, mas sua principal ocupação foi a de professor primário, da qual se aposentou na Escola Estadual João Marciano, em 1988. 

Administrou a antiga Estação Ferroviária de Franca e trabalhou na Empresa de Ônibus São José. Fundou sua própria companhia, a Viação Cristalense, em 1970, e, ainda no ramo empresarial, diversificou sua atuação iniciando as atividades da Gráfica Cristal, em 1978.

Cristão convicto, Adelmo participou de diversos movimentos e atividades da Igreja Católica. Foi também presidente do Rotary Club Franca Oeste, entre 2000 e 2001. Em 2002, voltou às raízes, como proprietário da antiga Fazenda Diamantina, local onde nasceu. 

Faleceu em julho de 2009, aos 77 anos.

“Acredito ser uma homenagem justa a uma pessoa de bem, que sempre teve participação ativa e contributiva na Educação e em outras áreas importantes”, afirmou o deputado estadual Roberto Engler, autor da lei.