Cento e onze famílias de baixa renda de Altinópolis receberam, no sábado (29), as chaves de suas casas. As moradias foram entregues pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e foram construídas pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). "São 111 casas novinhas, com a melhor qualidade, já com energia solar", afirmou o governador.
Os imóveis têm placas de energia solar instaladas. Cada casa possui mais de 56 metros quadrados de área, dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. Os imóveis foram projetados para permitir acesso a qualquer pessoa com dificuldade de locomoção.
O prazo para os novos moradores pagarem os imóveis é de até 25 anos. As prestações, subsidiadas pelo Governo paulista, são calculadas de acordo com a renda familiar. Quem ganha até três salários mínimos, caso de 93% dos beneficiados em Altinópolis, não compromete mais do que 15% da renda mensal. O valor da prestação é a partir de R$ 108,60.
O investimento da CDHU no empreendimento, que ao todo possui 191 casas, foi de R$ 18,9 milhões. “Já entregamos, há três meses, 80 casas. Hoje, são mais 111, o que dá um total de 191 famílias que realizaram o sonho da casa própria", disse Alckmin.
A Prefeitura de Altinópolis doou o terreno, enquanto o Governo de São Paulo repassou os recursos e supervisionou as obras.
“Na melhor maneira de parceria tantas vezes colocada em prática pelo Governo do Estado e pelas Prefeituras, quem sai ganhando é a população, que obtêm casas de qualidade com uma prestação subsidiada com recursos estaduais”, afirmou o deputado estadual Roberto Engler.
Foto: A2 Fotografia/Patrícia Cruz