11/11/2014

Professor será patrono da escola estadual do Luiza II

Lei homenageia Assuero Quadri Prestes, docente e pesquisador literário

A publicação da lei 15.568, no Diário Oficial de quinta-feira (7), estabelece o Professor Doutor Assuero Quadri Prestes como patrono da Escola Estadual do Jardim Luiza II, em Franca. A norma é fruto do projeto de lei 336/2013, do deputado estadual Roberto Engler (PSDB), e homenageia um estudioso e dedicado profissional, em especial da Literatura.

“O professor Assuero foi, por muitos anos, uma figura notável do meio acadêmico e docente da nossa Franca e a homenagem é mais do que merecida”, afirma o deputado Roberto Engler, autor da lei que denomina a escola.

Natural de Itapetininga, casado com a francana Edith Pini Prestes e pai de três filhos, Assuero Quadri Prestes se formou em Filosofia, Letras e Direito pela USP (Universidade de São Paulo). Chegou a exercer o Direito, mas optou por ser professor ao longo de toda a vida. 

Lecionou primeiro na Rede Estadual – nas cidades de Pirassununga, Pedregulho e Franca, onde ensinou Português e Literatura, na Escola Estadual Torquato Caleiro – e, depois, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Franca, atual Unesp (Universidade Estadual Paulista). 

Uma de suas grandes paixões, a Literatura, ocupava não apenas boa parte de seu cotidiano ao longo de toda a sua vida, como foi tema de seu doutorado, em 1970, e de outras tantas pesquisas desenvolvidas por décadas. 

Outros temas que despertavam seu entusiasmo foram Filosofia e Teologia, fontes de estudos e temas de diversos artigos produzidos pelo professor (veja biografia completa do homenageado clicando aqui).