07/11/2014

Roberto Engler propõe bolsa para alunos das Fatecs

Emenda quer garantir R$ 1,6 milhão para auxílio destinado a alunos carentes

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Roberto Engler apresentou emenda ao Orçamento remanejando recursos para a bolsa

O deputado estadual Roberto Engler (PSDB) propôs a inclusão de previsão orçamentária para a criação de Bolsa Permanência para alunos carentes das Fatecs (Faculdades de Tecnologia) do estado de São Paulo. 

Emenda apresentada ao projeto de lei 1291/2014, que trata Orçamento Estadual para 2015, prevê destinação de R$ 1,6 milhão para auxílio a 670 estudantes e será avaliada pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento e pelo plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nas próximas semanas.

O valor mensal de bolsa previsto para alunos com vulnerabilidade socioeconômica é de R$ 400, com limite máximo de repasse por seis meses. Inicialmente, seria possível conceder a Bolsa Permanência a aproximadamente 1% dos alunos das Fatecs.

“A emenda apresentada teve por base o valor concedido hoje por instituições que incentivam a iniciação científica. Recebi diversas manifestações de alunos pedindo que as Fatecs pudessem contar com a Bolsa Permanência e sei, inclusive, que é uma intenção também do Centro Paula Souza”, revela o deputado Roberto Engler.

A bolsa permanência já foi assunto também da indicação 1296/2014, feita por Roberto Engler, ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), pedindo que ele acate a ideia. A ação ocorreu no primeiro semestre deste ano, depois de solicitações feitas por estudantes de várias unidades, especialmente das Fatecs de Franca e Mococa.

O auxílio para permanência dos alunos já foi tema de negociações entre estudantes, membros da superintendência do Centro Paula Souza, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, e da Secretaria de Gestão Pública, também ao longo deste ano.

Historicamente, pelo menos dois terços dos alunos das Fatecs são oriundos de escolas públicas, fator apontado pelos representantes discentes como uma das explicações da dificuldade de permanência nos cursos tecnológicos.