23/10/2014

Guri abre processo seletivo para Grupos de Referência

Alunos e ex-alunos em estágio avançado de aprendizado podem se inscrever

imagem_destaque

Grupo de Referência de Franca em apresentação no Teatro Municipal da cidade

De 24 de outubro a 24 de novembro, o Projeto Guri - programa de formação musical da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo voltado para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos - abre processo seletivo de alunos e ex-alunos para seus Grupos de Referência. Os grupos têm objetivo de estimular e intensificar o aprendizado e estão concentrados em 12 cidades no interior e litoral, entre elas Franca.

Interessados devem cursar ou ter cursado (no caso dos ex-alunos) as atividades das turmas avançadas do programa. Uma parte das vagas oferece bolsa de estudos. “É uma grande oportunidade para os alunos mais talentosos e dedicados”, avalia o deputado estadual Roberto Engler (PSDB), frequente apoiador, e entusiasta, do Projeto Guri.

Os Grupos de Referência ensaiam em horários diferentes dos das aulas convencionais do Guri e são divididos em sete especialidades musicais – coro, coro e percussão, grupo de percussão, cameratas (cordas dedilhadas, cordas friccionadas e violões), orquestras, bandas de música e big band. Os grupos também realizam apresentações em diversas cidades, inclusive na capital paulista.         

Interessados em participar dos grupos devem preencher um formulário online, disponível no site www.projetoguri.org.br, a partir de 24 de outubro. A seleção será por meio de testes práticos, realizados entre os dias 1 e 15 de dezembro de 2014. Uma equipe de profissionais das áreas educacional e de desenvolvimento social vai analisar os candidatos.


FRANCA
Inserido no Projeto Guri – Polo ACIF Franca, o Grupo de Referência Cordas Dedilhadas atende 20 alunos nos cursos de violão, cavaco e viola caipira, que foram escolhidos por meio de processo seletivo e prova que avaliou a aptidão musical. Destes, 12 estudam violão e participam da gravação do CD.

O projeto de formação musical tem duração de 12 meses e oferece ao aluno bolsa de estudo que varia de R$ 300 a R$ 600 mensais. Ele ainda pode levar o instrumento para estudar em casa. As aulas são individuais com direito a ensaio extra. Durante o curso no Grupo de Referência, o aluno participa também das aulas do Projeto Guri.


POLO ACIF-FRANCA
Desde 2005, três anos após a implantação do Projeto Guri em Franca, a ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) é parceira do programa sociocultural que tem como objetivo a busca pela promoção da educação musical e da prática coletiva de música tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação. 

“O nosso Projeto Guri, um dos melhores do estado, em grande parte, só vai tão bem assim graças ao apoio e incentivo da Acif”, diz o deputado estadual Roberto Engler.

A Acif fornece o espaço físico, a manutenção, a infraestrutura e a segurança dos equipamentos. O local já foi ampliado três vezes para atender a demanda de alunos. Cada mudança gerou maior espaço físico, novos cursos e mais vagas. A última ampliação foi em março deste ano.