09/06/2014

Confira os locais de exame para o vestibular das Fatecs

Prova será no domingo (15); mais de 44 mil candidatos estão na disputa

Os estudantes que irão prestar o vestibular das Fatecs (Faculdades de Tecnologia) neste domingo, 15, podem conferir os locais de exame aqui. A prova começa às 13 horas e terá cinco horas de duração. Os portões das escolas serão abertos às 12h15 e fechados às 13 horas. Após esse horário não será permitida a entrada de nenhum candidato.

Neste processo seletivo, mais de 44 mil candidatos disputarão as 14.605 vagas, distribuídas entre as 63 Fatecs. O gabarito oficial da prova será divulgado no dia 15 de junho, a partir das 18h30, nos sites do Vestibular e do Centro Paula Souza.

Novidades para o vestibular das Fatecs na região dão conta de que a Fatec de Franca “Dr. Thomaz Novelino” vai ter novo curso a partir do próximo semestre: Gestão Empresarial. Serão quarenta vagas oferecidas por meio de Educação a Distância. A unidade de Franca oferece ainda outros dois cursos presenciais, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Produção Industrial.

Além disso, este é o primeiro processo seletivo para a Fatec de Bebedouro, unidade conseguida com intermediação do deputado estadual Roberto Engler (PSDB). Em Bebedouro, vão ser 40 selecionados para o curso de Logística no período noturno. 


BOLSA
O deputado estadual Roberto Engler propôs inclusão de previsão orçamentária para a criação de Bolsa Permanência para alunos carentes das Fatecs (Faculdades de Tecnologia) do estado de São Paulo. Emenda apresentada ao projeto de lei 522/2014, que trata das Diretrizes Orçamentárias para 2015, prevê destinação de R$ 3,2 milhões para auxílio a 670 estudantes.

O valor mensal de bolsa previsto para alunos com vulnerabilidade socioeconômica é de R$ 400, com limite máximo de repasse por seis meses. Inicialmente, seria possível conceder a Bolsa Permanência a 1% dos alunos das Fatecs.

“A emenda apresentada teve por base o valor concedido hoje por instituições que incentivam a iniciação científica. Recebi diversas manifestações de alunos pedindo que as Fatecs pudessem contar com a Bolsa Permanência e sei, inclusive, que é uma intenção também do Centro Paula Souza”, revela o deputado Roberto Engler.

Entre as solicitações feitas por estudantes e mencionadas pelo deputado estão a do aluno da Fatec Dr. Thomaz Novelino, de Franca, Adriano Honório, durante audiência pública para discussão do Orçamento do estado para 2015, e a do aluno da Fatec Mococa, Felipe da Silva Braz, enviada por e-mail.

Engler também fez a indicação 1296/2014, ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), pedindo que ele acate a ideia da criação da Bolsa Permanência para os alunos das Fatecs. 

O auxílio já foi um tema negociações entre representantes discentes, membros da superintendência do Centro Paula Souza, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, e da Secretaria de Gestão Pública.

Neste semestre, em todo o estado de São Paulo, as Fatecs possuem 67.383 alunos matriculados. Historicamente, pelo menos dois terços dos alunos das Fatecs são oriundos de escolas públicas.