28/05/2014

Construção de nova escola em Barretos está em licitação

Unidade deve custar R$ 6,5 milhões e vai atender 630 alunos

imagem_destaque

Guilherme Ávila, Roberto Engler Herman Voorwald

Audiência realizada na manhã de hoje (28), na Secretaria Estadual da Educação, confirmou que a construção de uma nova escola estadual, no bairro Zequinha Amêndola (Barretos II), em Barretos, está em processo de licitação. A unidade deve custar R$ 6,5 milhões e vai atender 630 alunos.
 
O deputado estadual Roberto Engler (PSDB) e o prefeito de Barretos, Guilherme Ávila (PSDB), se reuniram com o secretário estadual de Educação, Herman Jacobus Voorwald, tratando de alguns assuntos educacionais de interesse da cidade.

Segundo informações da Diretoria de Obras da pasta estadual, a licitação está em andamento e deve ser concluída em cerca de dois meses. “Esse foi o prazo estimado. Podemos prever que as obras serão iniciadas em agosto ou setembro”, disse o deputado estadual Roberto Engler.

A nova escola estadual de Barretos vai ter seis salas de aula e vai contar com os componentes de acessibilidade para portadores de necessidades especiais, como rampas, corrimãos, piso tátil e sinalização adequada. Terá, ainda, sistema completo de prevenção e combate a incêndios.

Além de seis salas, o prédio vai ser composto por outros espaços pedagógicos, como salas de uso múltiplo, sala de leitura, laboratórios de química e de informática, onde vai ser implantado o programa Acessa Escola, quadra de esportes coberta com tabelas de basquete, traves de futebol e iluminação. 
“Essa é uma região sem uma unidade escolar e a obra é muito importante para cidade”, afirmou o prefeito Guilherme Ávila

O trabalho do deputado estadual Roberto Engler para a construção de uma nova escola estadual no Barretos II se iniciou em abril de 2012, quando, na companhia do então vereador Guilherme Ávila, foi obtida, do próprio secretário Herman, autorização para a obra.


LUIZ SPINA
Outra nova escola estadual, com oito salas de aula e demais espaços pedagógicos, deve ser erguida em Barretos, no bairro Luiz Spina. A obra consta do planejamento da Secretaria Estadual de Educação. No momento, está sendo realizada a sondagem do solo da área que vai receber a unidade, uma parte da preparação de seu projeto.

“Mais uma vez, confirmamos que essa nova escola será erguida, no entanto não pra já. De toda forma, é uma obra que está avançando, pouco a pouco, dentro da programação da Secretaria Estadual da Educação”, revelou o deputado Roberto Engler.


TRANSPORTE ESCOLAR
Durante o encontro com o secretário Herman Jacobus Voorwald, o prefeito Guilherme Ávila reforçou pedido para que o Governo do Estado reajuste o valor repassado ao município por conta do transporte de alunos da Rede Estadual.

Atualmente, mais de 70% dos alunos com transporte custeado pela Prefeitura são de escolas estaduais, no entanto a contrapartida oferecida pelo Estado tem sido em proporção inferior a essa taxa. O secretário garantiu que vai reavaliar esses repasses no próximo convênio a ser celebrado com o município.