06/05/2014

Guri de Franca está em endereço novo

Projeto atende 600 crianças e jovens há 12 anos na cidade

O Projeto Guri de Franca mudou de endereço e, desde meados de abril, está funcionando na Rua Adolfo de Assis, 1243, na Vila Coronel Antônio Jacintho Sobrinho (nos fundos da sede social da Francana), região central. A nova casa do Guri na cidade permite mais conforto para professores e alunos do projeto, estes últimos crianças e adolescentes entre 06 e 18 anos.

As novas instalações foram reformadas e adaptadas pela Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca), uma das parcerias do projeto no município. Não houve alteração de grade ou aumento de vagas do polo. 

O Projeto Guri de Franca atende cerca de 600 estudantes nos cursos de iniciação musical (curso voltado para crianças de 6 a 8 anos), canto coral, teclado/piano, violão, cavaco, viola caipira, percussão, cordas friccionadas (violino, viola clássica, violoncelo e contrabaixo acústico) e sopros (metais: trompete, trombone e eufônio; madeiras: flauta transversal, clarinete e saxofone).
A equipe do polo é formada por 12 educadores, uma coordenadora, um auxiliar de coordenação e um auxiliar de polo. 

“Melhor estrutura física para comportar recursos humanos valiosos que são os nossos professores e alunos. São eles que formam um dos polos com maior número de alunos e, acima de tudo, maior qualidade de todo o estado, o de Franca”, afirmou o deputado estadual Roberto Engler (PSDB), que intermediou a instalação do Guri em Franca, há 12 anos.


PARCERIA COM A ORQUESTRA JOVEM
Com o objetivo de promover a especialização musical e experiências práticas fora da sala de aula, o Projeto Guri de Franca concretizou, em abril, uma parceria com a Orquestra Jovem de Franca (OJF). 

Semestralmente, o maestro e diretor artístico da OJF, Nazir Bittar, selecionará alunos do projeto das formações de cordas friccionadas (violino, viola, cello e baixo) e sopros (trompete, trombone, clarinete, flauta e saxofone). O intuito é que alunos do polo de ensino em Franca entrem também para a Orquestra, participando, ao lado de outros músicos jovens, de ensaios e apresentações, e conhecendo mais de perto o universo profissional.

Os primeiros doze alunos já foram selecionados e iniciaram os ensaios no dia 15 de abril. Um concerto inédito está previsto para os dias 25 e 26 de outubro, com local ainda indefinido.

Muitos guris já participaram de apresentações da Orquestra como convidados, como o grupo de coro do polo de Franca (ACIF Franca) e o Grupo de Referência de Franca, composto por instrumentos de cordas dedilhadas (violão, cavaco e viola caipira). Por isso, a parceria surgiu deste convívio esporádico, com a proposta de tornar esta troca mais duradoura.

“A qualidade musical dos alunos do Guri é bastante elevada e o projeto tem uma intenção clara de desenvolvimento humano que vai ao encontro da missão da Orquestra Jovem de Franca”, afirma Nazir Bittar. 

“O polo do Projeto Guri de Franca, mantido em parceria com a Acif, é um dos melhores do estado e é natural que os jovens que iniciam ali sua formação possam se juntar à orquestra, praticando e aprendendo ainda mais com o competentíssimo maestro Nazir Bittar e com os outros músicos mais experientes”, afirmou o deputado Roberto Engler (PSDB.

O polo do Guri em Franca conta com a parceria da ACIF Franca (Associação do Comércio e Indústria de Franca) e patrocínio da Arteris e Magazine Luiza.


Com informações da Assessoria de Imprensa da Acif