06/05/2014

Franca vai ter curso de fabricação de instrumentos de cordas

Verba conseguida pelo deputado Roberto Engler vai permitir Luteria na cidade

imagem_destaque

Roberto Engler e Alessandra Fernandez Costa

O Projeto Guri de Franca vai contar com uma nova formação em breve. O curso de Luteria, que ensina a construir e reparar instrumentos, vai ser implantado na cidade. A novidade está confirmada, e é parte de um pacote de melhorias que o Projeto Guri vai receber neste ano, fruto de verba de R$ 5 milhões incluída no Orçamento do Guri por meio de intermediação do deputado estadual Roberto Engler (PSDB).

Os últimos detalhes para definir o local que abrigará o novo curso estão sendo acertados. Como a nova sede do Guri em Franca está com sua capacidade de alunos completamente preenchida, a Prefeitura Municipal deve ser parceira do novo curso, oferecendo local para sua implantação.

“Estive conversando com a diretora do Projeto Guri, Alessandra Fernandez Costa, a necessidade de espaço não é grande. São três salas que somam 150 metros quadrados, uma maior, para as aulas, outra média, para equipamentos, e outra para a aplicação de verniz. Além disso, o prédio deve ter acessibilidade e sanitários”, revelou o deputado Roberto Engler.

Cada turma do novo curso terá seis alunos, com entre 16 e 21 anos. Os futuros luthiers estarão aptos a fabricar e consertar instrumentos de cordas (violino e violão). O curso deve ter duração de dois anos e terá a supervisão de especialistas do Conservatório de Tatuí.

Os investimentos para a criação da nova Luteria em Franca e para readequação de outras duas já existentes, nos municípios de Itapeva e Ouro Verde, devem ser de R$ 270 mil, entre custos de maquinário, ferramentas e materiais de consumo.