25/04/2014

UNIVESP abre inscrições para vestibular

São 3.330 vagas em cursos superiores gratuitos, em Educação a Distância

imagem_destaque

Governador Geraldo Alckmin em evento no Palácio dos Bandeirantes

Interessados em cursos superiores públicos e gratuitos podem prestar o vestibular da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), que abriu 3.330 vagas para novos cursos de Licenciatura em Química, Física, Biologia e Matemática, e Engenharia de Produção e de Computação, em Educação a Distância. As inscrições começam dia 28 de abril e devem ser feitas no site da UNIVESP até 16 de maio.

"Os alunos aprovados farão o curso pela Internet com todo o material didático preparado, com apoio das melhores universidades de São Paulo e do Centro Paula Souza. Além disso, terão aulas presenciais nos polos", declarou o governador Geraldo Alckmin durante o evento de lançamento dos cursos, que ocorreu na quinta-feira (24), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Os cursos da Univesp são semipresenciais, ou seja, com atividades desenvolvidas a distância, por meio do ambiente virtual de aprendizagem, e com encontros presenciais para a realização de atividades como práticas laboratoriais e avaliações. Os encontros presenciais dos cursos oferecidos neste vestibular serão realizados quinzenalmente, no polo de apoio em que o aluno estiver matriculado.

"Até o final desta década, mais da metade dos alunos de ensino superior em todo o mundo estarão estudando pela rede de computadores", disse o governador. “A Educação a Distância permite ao aluno flexibilidade de horário e local, mas, por outro lado, cobra a disciplina e a responsabilidade de cumprir com os deveres estabelecidos pela grade curricular”, afirmou o deputado estadual Roberto Engler (PSDB), que também é professor. 


CURSOS
Os cursos de Engenharia têm duração de cinco anos e serão oferecidos em 18 polos distribuídos em oito cidades do Estado: Barretos, Diadema, Franca, Jaú, Santos, São José dos Campos, São Paulo e Tarumã. 

As Licenciaturas têm duração de quatro anos e serão oferecidas em 32 polos distribuídos em 24 cidades: Araras, Araçatuba, Barretos, Capão Bonito, Cruzeiro, Diadema, Franca, Indaiatuba, Itapetininga, Itu, Jales, Jaú, Jundiaí, Mococa, Mogi Mirim, Osasco, Pindamonhangaba, Santo André, Santos, São Caetano do Sul, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo e Tarumã.


INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser feitas no site da UNIVESP, das 10h do dia 28 de abril até às 23h59 de 16 de maio. No ato da inscrição, o candidato escolherá uma das duas formações (Formação de Professores ou Engenharias) e até dois polos de apoio presencial de sua preferência onde o curso escolhido estiver sendo oferecido.

Para mais informações acesse http://univesp.br/vestibular.


FATECs
Está aberto o prazo para inscrições para o vestibular das Fatecs (Faculdades de Tecnologia) em todo o estado de São Paulo. Os interessados em prestar o exame para obter uma vaga de ensino tecnológico público e gratuito devem se inscrever pelo site www.vestibularfatec.com.br.

As Fatecs oferecem ensino superior público e gratuito. As inscrições para vestibular para início de aulas no segundo semestre vão até as 15 horas do dia 15 de maio, exclusivamente pela Internet e custam R$ 70.


Com informações do Governo do Estado de São Paulo
Foto: Edson Lopes Jr./SP Notícias