23/04/2014

Solicitado programa de combate ao câncer de mama para Franca

Iniciativa do Governo do Estado incentiva mulheres entre 50 e 69 anos a realizarem o exame de mamografia

A partir de pedido encaminhado pelo vereador Adérmis Marini (PSDB) com base em sinalização dos Voluntários da Saúde de Franca, o deputado estadual Roberto Engler (PSDB) solicitou, à Secretaria Estadual de Saúde, a disponibilização do Programa Mulheres de Peito, de prevenção ao câncer de mama, para Franca. A intenção é que a cidade seja beneficiada ainda neste ano.

O programa oferece uma carreta móvel em que é possível a realização de exames gratuitos de mamografia. O pedido do deputado Roberto Engler, do vereador Adérmis Marini e dos Voluntários da Saúde foi apresentado há cerca de um mês.

O Mulheres de Peito incentiva mulheres entre 50 e 69 anos a realizarem o exame de mamografia. Ao todo, são quatro carretas móveis e um caminhão adaptado que percorrem todo o Estado. Os veículos são equipados com mamógrafo, ultrassom, conversor de imagens analógicas e digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. O exame é feito na hora e o resultado sai em dois dias.

“Embora a mulher possa fazer mamografia no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e nas unidades básicas de saúde, a carreta chama mais a atenção e conscientiza de uma maneira mais fácil. Queremos despertar a consciência com relação à prevenção do câncer de mama”, explicou o vereador Adérmis Marini, que, no ano passado, aprovou lei municipal que instituiu a Campanha de Prevenção do Câncer de Mama Outubro Rosa. 

“O Programa Mulheres de Peito vem tendo um resultado muito bom nas cidades por onde passa. A reivindicação dos Voluntários da Saúde e do companheiro Adérmis foi mais do que acertada. Já tive uma conversa informal com quem cuida do programa na Secretaria Estadual da Saúde e esperamos que o pedido seja atendido em breve”, afirmou o deputado estadual Roberto Engler.