16/04/2014

Municípios garantem kits de cinema

Secretaria da Cultura destina equipamentos a cidades sem salas de exibição

imagem_destaque

Laércio Scaramal e Roberto Engler

Foram assinados, na tarde de hoje (16), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, convênios para liberação de kits de cinema digital para 150 municípios do estado, entre eles Itirapuã, Guará, Jaborandi, Taiaçu, Taquaral e Terra Roxa. 

Os seis municípios contaram com a intermediação do deputado estadual Robert Engler (PSDB) para conseguir os equipamentos, liberados por meio Programa de Incentivo à Criação de Salas de Exibição Cinematográfica, comandado pela Secretaria Estadual de Cultura.

Engler se encontrou com os prefeitos de Itirapuã, Rui Gonçalves (PP), de Guará, José Abboud (PSDB), de Jaborandi, Ronan Sales Cardoso (PTB), de Taiaçu, Wladimir Sanchez (DEM), e de Taquaral, Laércio Scaramal (PSDB), e com o diretor do Departamento de Cultura e Turismo de Terra Roxa, o maestro Américo Donizete Batista.

O Programa de Incentivo à Criação de Salas de Exibição Cinematográfica promove a doação de kits compostos por projetor, tela, aparelho de DVD, mesa e caixas de som a municípios do interior e litoral do estado de São Paulo que não possuem salas de cinema.

A ação é realizada em parceria com as prefeituras envolvidas, que disponibilizam o espaço e os profissionais para executar as projeções. O objetivo é proporcionar o material necessário para a criação destes espaços. 

Os equipamentos podem ser utilizados em locais públicos já existentes como, por exemplo, escolas, auditórios e bibliotecas. As exibições são gratuitas para a população. 

“É uma forma simples de incentivar o entretenimento e fomentar o conhecimento que o cinema pode propiciar. Agradeço ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) e ao secretário Marcelo Mattos por atenderem pedidos encaminhados”, afirmou o deputado Roberto Engler.

"Hoje é um dia muito feliz, pois temos como parceiros as prefeituras, os assentados e os quilombolas. E também porque estamos descentralizando a cultura, levando-a a todo nosso Estado, ao encontro das pessoas, dos municípios e da área rural", disse o governador Geraldo Alckmin. Dezoito assentamentos rurais, quilombos e entidades também foram beneficiados.

Atrelada a esta ação, a Secretaria de Estado da Cultura também desenvolve o programa Ponto MIS, no qual o Museu da Imagem e do Som (MIS) dá apoio aos municípios contemplados com os kits, fornecendo acervo e programação, realizando eventos, além da capacitação profissional. Dessa forma, o projeto pretende ampliar as atividades culturais gratuitas oferecidas pelas prefeituras das cidades envolvidas.


OUTROS KITS
O deputado Roberto Engler ainda aguarda a liberação de pelo menos outros três kits de cinema, sendo dois deles para os próximos dias, para os municípios de Fernando Prestes e Santa Cruz da Esperança. O terceiro, para Cristais Paulista, teve solicitação apresentada há poucos dias e aguarda resposta da Secretaria da Cultura. Outro pleito, de Pirangi, não deve ser atendido neste ano.


Com informações da Secretaria Estadual da Cultura