15/04/2014

Governo do Estado vai restaurar escola de Sertãozinho

Autorizados, reparos na Anacleto Cruz serão planejados pela Secretaria da Educação

imagem_destaque

Roberto Engler e Herman Voorwald

Em reunião com o secretário estadual de Educação, professor Herman Jacobus Voorwald, o deputado estadual Roberto Engler (PSDB) obteve autorização para que sejam iniciados os trâmites para viabilização de restauração na Escola Municipal Anacleto Cruz, em Sertãozinho. A Secretaria Estadual de Educação iniciou o planejamento da obra.

Engler esteve com o secretário na última semana. Herman observou as imagens da escola e ficou absolutamente convencido da necessidade da restauração. “É uma vitória, já que temos a autorização, uma garantia de que o restauro contará com recursos do Governo do Estado”, afirma o deputado.

Para que a obra seja iniciada, no entanto, algumas etapas ainda precisam ser vencidas ao longo dos próximos meses. A mais complicada delas é a aprovação do planejamento das intervenções pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), uma vez que o prédio é patrimônio histórico estadual.

A restauração é uma reforma que permite a manutenção das características originai do prédio, com a recuperação completa do imóvel sem prejuízo de seu valor histórico e arquitetônico.

A solicitação do deputado estadual Roberto Engler foi fruto de pedidos do vice-prefeito Valter Almussa (PSB), dos vereadores Marcio Leite (PPS) e Paulo Rodrigo Chicória (SOL), da diretora da escola, Izabel Aparecida Mari da Silva, da vice-diretora Valéria Cristina Mazer Botta e da coordenadora Sílvia Lúcia Rosa Barbosa.

Engler visitou a escola no fim de março e viu de perto a necessidade de reparos em diversos ambientes. “Fiz questão de testemunhar que se trata de uma solicitação justa”, revela o parlamentar. “Vamos seguir acompanhando esse processo para que não demore demais e para que tudo corra da melhor forma”, garante.


CRUZ DAS POSSES
A liberação de uma ambulância para Sertãozinho, em especial para prestação de serviço no Distrito de Cruz das Posses, uma solicitação do deputado estadual Roberto Engler ao Governo do Estado, avançou rapidamente. A Prefeitura já enviou toda a documentação necessária e o convênio para garantia da verba deve ser formalizado até o fim de maio.

O repasse do veículo foi anunciado por Engler durante visita a Cruz das Posses, feita no último dia 27 de março, e é fruto de solicitação do vice-prefeito Valter Almussa, dos vereadores Marcio Leite e Paulo Rodrigo Chicória, do coordenador e subprefeito de Cruz das Posses, José Adilson dos Santos, e do diretor da UBS, Alex Torrado.

“Fico feliz que os passos necessários para viabilizar a liberação da ambulância estejam sendo dados rapidamente”, diz o deputado Roberto Engler. A ambulância deve servir especificamente o Distrito de Cruz das Posses, conforme acordo feito pelo deputado com o prefeito de Sertãozinho, Zezinho Gimenez (PSDB).

O parlamentar ainda conseguiu, junto à FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), órgão da Secretaria Estadual da Educação, autorização para que sejam realizados reparos no calçamento externo da Escola Estadual Doutor Isaías José Ferreira, uma das solicitações recebidas quando de visita à escola, também em março.

O outro pedido, de liberação de instrumentos de banda escolar para a Fanisa – Fanfarra da Isaías –, será avaliado pela secretaria estadual da Educação. “Encaminhei a lista recebida do maestro Edmilson Cruz, da vice-diretora da Isaías, Cesira Maria, do coordenador Marcos de Oliveira e dos demais membros da direção. Vamos aguardar uma resposta oficial”, afirma Engler.