15/04/2014

Agricultura estuda ponte na divisa Nuporanga/São Joaquim da Barra

Passagem seria instalada sobre o Córrego Santo Antonio

imagem_destaque

Marcelo Mian, Mônika Bergamaschi, Roberto Engler e Claudinei Bagatini

O deputado estadual Roberto Engler (PSDB) e o prefeito de São Joaquim da Barra, Marcelo Mian (PT) solicitaram, em audiência realizada na tarde de ontem (14), em São Paulo, a liberação de uma ponte metálica para ser instalada sobre o Córrego Santo Antonio, na divisa do município com Nuporanga. A Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento vai estudar o pedido.

Engler, Mian, o assessor da Prefeitura de São Joaquim da Barra, Claudinei Bagatini, e representantes da Prefeitura de Nuporanga, a assessora municipal, Michele Fracari, e o engenheiro Ovídio Andreotti Júnior, se reuniram com a secretaria estadual de Agricultura, Mônika Bergamaschi. 

Há pouco mais de uma semana, o deputado já havia tratado do assunto, por telefone, com Bergamaschi. Na ocasião, a passagem de treminhões pelas estradas vicinais que ligam São Joaquim da Barra a Nuporanga era o principal empecilho para a liberação de uma ponte de 12 metros de comprimento por quatro metros de largura. 

No entanto, além disso, durante a reunião realizada na capital nesta tarde, uma nova questão surgiu como ponto a ser estudado: a viabilidade da instalação de duas pontes uma do lado da outra.

Esse é o desejo que tanto São Joaquim da Barra quanto Nuporanga alimentam. No local, já há duas pontes. Uma delas, mais antiga, deve ser retirada quando a ligação solicitada for instalada. Assim, duas pontes metálicas, uma nova e outra já presente no local, mas ainda não utilizada, dariam vazão ao trânsito nos dois sentidos e não com a passagem de apenas um carro por vez, como ocorre hoje
.
“O prefeito Marcelo Mian argumentou que o trânsito de treminhões pelas estradas vicinais será proibido e se dará por outras vias. No entanto, a secretária Mônika observou as fotos da estrada e disse que precisa avaliar se seria permitido destinar uma ponte para um local onde já existe outra instalada”, revelou o deputado estadual Roberto Engler.

A necessidade de uma nova ligação foi reiterada pelas lideranças de Nuporanga e especialmente pelo prefeito de São Joaquim da Barra, Marcelo Mian. “O trânsito de veículos entre as duas cidades é intenso, por conta de muitos fatores, em especial comércio e atendimentos em Saúde. Esse pedido é muito importante”, ressaltou.

Nos próximos dias, técnicos da Secretaria devem avaliar a situação por completo, se necessário até vistoriando o local, e uma resposta definitiva é aguardada até o fim deste mês. “Vamos aguardar. Seguirei acompanhando o assunto para que a solicitação possa ser atendida da melhor maneira possível”, afirmou o deputado estadual Roberto Engler.

Caso se confirme a melhoria para São Joaquim da Barra e Nuporanga, caberá às Prefeituras locais a execução das cabeceiras da ponte e, ao Governo do Estado, sua compra e instalação.