11/04/2014

Fatec Franca tem novo curso: Gestão Empresarial

Formação será oferecida na modalidade de Educação a Distância

A Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Franca “Dr. Thomaz Novelino” vai ter novo curso a partir do próximo semestre: Gestão Empresarial. Serão quarenta vagas oferecidas por meio de Educação a Distância. As inscrições para o vestibular da Fatec começam no próximo dia 14 e a unidade de Franca oferece ainda outros dois cursos presenciais, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Produção Industrial.

As Fatecs oferecem ensino superior público e gratuito. As inscrições para vestibular para início de aulas no segundo semestre vão até as 15 horas do dia 15 de maio, exclusivamente pela Internet e custam R$ 70. 

No total, são 200 vagas para a Fatec de Franca. Além das 40 novas vagas em Gestão Empresarial, são 80 selecionados para Análise e Desenvolvimento de Sistemas (40 no período da manhã e outras 40 no período da noite) e outras 80 para Gestão da Produção Industrial (40 no período da manhã e outras 40 no período da noite).

“Os índices de empregabilidade dos cursos da Fatec são próximos de 100%. Ou seja, praticamente todos os alunos que concluem suas formações, saem da faculdade com emprego garantido. Isso é um trunfo importantíssimo. Sem contar que se trata de uma faculdade pública, com qualidade e gratuita”, afirma o deputado estadual Roberto Engler (PSDB), intermediador da instalação da Fatec em Franca.


PIONEIRISMO
A Fatec de Franca é uma das primeiras unidades do estado a oferecer um curso superior tecnológico à distância. A formação de Gestão Empresarial será implantada em onze faculdades, a partir do próximo semestre.

O curso vai ser semi-presencial, com 2,8 mil horas – mesma carga que os cursos presenciais das Fatecs –, equivalente a seis semestres. Desse total, de 10% a 15% compreendem atividades presenciais obrigatórias desenvolvidas em polos de apoio, que são as Fatecs.

“A oferta desses programas a distância vai assegurar maior abrangência e sociabilização de uma oferta de formação profissional de grande qualidade”, afirma César Silva, vice-diretor superintendente do Centro Paula Souza.

A cada semestre, mais vagas vão ser oferecidas e novos polos, incluídos. “A oferta de outros cursos superiores tecnológicos a distância também está em estudo pela instituição”, diz Dilermando Piva, coordenador de Ensino a Distância para o Ensino Superior do Centro Paula Souza.

Mais de 80 professores de ensino superior da instituição foram treinados para elaborar o material didático do curso, que inclui vídeos de resolução de problemas e apresentação de disciplinas, animações e até mesmo jogos virtuais. Adaptações foram feitas para o ambiente virtual com base no curso tecnológico de Gestão Empresarial, oferecido pelas Fatecs. 


SOBRE O CURSO: GESTÃO EMPRESARIAL*
O tecnólogo em Gestão Empresarial elabora e implanta planos de negócios e projetos de inovação tecnológica, utilizando métodos e técnicas de gestão na formação e organização empresarial, especificamente nos processos de comercialização, suprimento, armazenamento, movimentação de materiais e no gerenciamento de recursos financeiros e humanos. 

A habilidade para lidar com pessoas, a capacidade de comunicação, o trabalho em equipe, liderança, negociação, busca de informações, tomada de decisão em contextos econômicos, políticos, culturais e sociais distintos, são requisitos importantes a esse profissional.


*Com informações do Centro Paula Souza