09/04/2014

Engler reitera pedido de restauração de escola de Orlândia

Reparos no prédio da escola estão em fase de planejamento

imagem_destaque

Roberto Engler e Herman Voorwald

O deputado estadual Roberto Engler se reuniu com o secretário estadual de Educação, Herman Jacobus Voorwald, na manhã de ontem (8), e voltou a tratar da restauração da Escola Municipal de Ensino Básico Coronel Francisco Orlando, de Orlândia. Embora o processo para viabilizar a restauração seja demorado, o secretário afirmou que o Governo do Estado deve financiar as obras.

A tradicional unidade de Orlândia tem necessidades de reparos e, por ser um prédio tombado pelo patrimônio histórico, necessita de aprovação do projeto de restauração pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). 

Desde que assumiu a Prefeitura de Orlândia, a prefeita Flávia Mendes Gomes (PSB) tem trabalhado para que as intervenções de que a unidade escolar necessita sejam executadas pela Secretaria Estadual de Educação. Depois de pedido da prefeita, o deputado Roberto Engler tem reiterado a solicitação junto à Educação.

“Uma boa notícia é que o planejamento da obra já foi iniciado e o projeto da restauração está sendo elaborado. Essa é uma fase que demora, porque tudo tem de ser feito com bastante cuidado e de forma alinhada com as recomendações e orientações do Condephaat”, revelou Engler.

Ainda não é possível prever o custo total e nem o prazo para início da obra de restauração da Escola Municipal de Ensino Básico Coronel Francisco Orlando, de Orlândia. “Seguiremos acompanhando, para que ele se resolva o quanto antes”, garantiu o deputado.


INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO
Há duas semanas, a prefeita de Orlândia, Flávia Mendes Gomes, assinou, convênios para repasse de cerca de R$ 3,5 milhões em recursos do Governo do Estado para a construção de duas creches-escolas na cidade. 

A celebração das parcerias ocorreu em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, comandada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).

As creches vão ser erguidas em terrenos cedidos pela Prefeitura de Orlândia nos bairros Jardim Santa Helena e Jardim Teixeira. Cada creche vai custar R$ 1.781.074,87 em recursos estaduais, entre construção e mobiliário. No total, serão 260 novas vagas para Ensino Infantil na cidade. 

Em dezembro de 2013, outro convênio para financiar mais uma creche em Orlândia foi assinado. A unidade ficará na Rua 8, entre as Avenidas X e Y, e terá capacidade para 130 crianças de 0 a 5 anos dos jardins Brazão e Santa Rita.