25/03/2014

Barretos vai ter nova creche-escola

Unidade vai abrir 150 vagas para crianças da região do Bairro Dom Bosco

imagem_destaque

Guilherme Ávila e Roberto Engler

O prefeito de Barretos, Guilherme Ávila (PSDB), e o deputado estadual Roberto Engler (PSDB) celebraram, na tarde de ontem (24), em São Paulo, convênio que garante a construção de uma nova creche-escola na cidade. A unidade educacional deve custar R$ 1.781.074,87, entre construção e mobiliário.

Cento e cinqüenta vagas de Educação Infantil vão ser abertas com a nova creche, que será erguida em terreno cedido pela Prefeitura no Jardim dos Coqueiros e vai atender crianças da região do Bairro Dom Bosco. O convênio foi assinado durante cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e comandada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). 

Essa conquista e as de outras creches-escolas em fase de liberação foram obtidas graças ao interesse e à adesão do prefeito Guilherme Ávila ao Programa Creche-Escola, do Governo do Estado, e à intermediação do deputado estadual Roberto Engler junto à Secretaria Estadual da Educação.

O Programa Creche-Escola pretende construir mil creches em todo o estado de São Paulo até 2014, para auxiliar os municípios e aumentar o número de vagas na Educação Infantil paulista, com investimento total de R$ 1 bilhão. 

“Barretos foi atrás e vai garantindo, aos poucos, benefícios importantes. Neste caso, uma ação a mais entre as que o prefeito Guilherme Ávila tem executado para melhorar a Educação da cidade”, afirmou o deputado Roberto Engler.

O parlamentar agradeceu ao Governo do Estado pela liberação dos recursos. “O governador Geraldo Alckmin tomou a iniciativa de apoiar as Prefeituras numa atribuição que é municipal, a da Educação Infantil. É algo que merece nosso aplauso”, ressaltou Engler.


FATEC
Audiência realizada na última semana, em São Paulo, no Centro Paula Souza, definiu ações para que a construção da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Barretos, no Parque Tecnológico, possa ser licitada pelo órgão estadual de ensino até o fim do ano. A Prefeitura de Barretos aguarda as diretrizes básicas para elaborar o projeto executivo da obra, tarefa que antecede a concorrência pública.

A Divisão de Projetos do Centro Paula Souza se comprometeu a orientar a Prefeitura em até 30 dias. 

Participaram da reunião com a superintendente do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá, o deputado estadual Roberto Engler, o prefeito Guilherme Ávila, o secretário Sávio Baston, o chefe de gabinete da secretaria, Claudio Muroni, e o diretor de Meio Ambiente, Marco Antônio Ferreira.

Durante o encontro, as principais formações apontadas para a Fatec de Barretos foram Agronegócio, Gestão Empresarial e Manutenção Industrial. Enquanto o prédio próprio da faculdade não estiver pronto, se trabalha para que ao menos um dos três cursos possa ser implantado a partir de 2015.

O esforço para encontrar um prédio que possa abrigar a Fatec antes da construção do imóvel no Parque Tecnológico segue em andamento. Diversas hipóteses estão sendo avaliadas em conjunto pelo Centro Paula Souza e pela Prefeitura de Barretos.