18/03/2014

Fatec de Bebedouro começa a funcionar neste ano

Vagas para a cidade serão inclusas no vestibular para o segundo semestre

imagem_destaque

Beto Mazzeu, Fernando Piffer, Fernando Galvão, Laura Laganá e Roberto Engler

Reunião comandada pelo deputado Roberto Engler (PSDB) e realizada na tarde de hoje (18), no Centro Paula Souza, em São Paulo, definiu que a Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Bebedouro começa a funcionar já no próximo semestre, com a abertura de 80 vagas para o curso de Gestão Financeira. Bebedouro será inclusa no vestibular das Fatecs que será realizado no dia 15 de junho.

Além do deputado estadual Roberto Engler, o prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão (DEM) e os vereadores Beto Mazzeu (DEM) e Fernando Piffer (PSDB) se reuniram com a superintendente do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá. “Alguns fatores atrasaram o planejamento estabelecido ainda em 2013, mas conseguimos obter a confirmação de que a Fatec se inicia no segundo semestre”, revelou o deputado.  

As ações previstas para os próximos dias seguem o que já havia sido anunciado por Engler ainda no ano passado. Provisoriamente, a Fatec vai se estabelecer no espaço que vinha sendo ocupado pela Etec (Escola Técnica) de Bebedouro Professor Ídio Zucchi, no prédio da Escola Estadual Paraíso Cavalcanti.

O Centro Paula Souza vai determinar algumas adequações e pequenas reformas, além da pintura do prédio desocupado no início do ano, com a mudança da Etec para o seu prédio, no Jardim Eldorado. A Prefeitura de Bebedouro será a responsável por essas pequenas intervenções e reparos.
 
Enquanto isso, o órgão estadual já prepara a compra de móveis e equipamentos necessários para o funcionamento da faculdade. “A intenção é que tudo seja adquirido agora, ou seja, a Fatec vai começar suas aulas com tudo novo. E em um prédio reformado. Não poderia ser melhor”, disse o deputado Roberto Engler. 

Quarenta vagas no período da manhã e outras quarenta vagas no período noturno devem ser para o curso de Gestão Financeira. “Ainda não está, mas, dentro de poucos dias, Bebedouro estará entre as unidades com previsão de vestibular para selecionar alunos para o próximo semestre”, garantiu a professora Laura Laganá.

“Esse compromisso de aulas ainda em 2014 é mais uma vitória na longa trajetória que temos escrito para obter a Fatec para Bebedouro. A inclusão de uma unidade nova em um vestibular já anunciado, confirmada oficialmente hoje, com o curso de Gestão Financeira, é algo que eu nunca tinha visto”, ressaltou o deputado Roberto Engler.

A confirmação da instalação de uma Fatec em ocorreu em abril de 2013, quando o governador Geraldo Alckmin (PSDB) visitou a cidade e autorizou a unidade depois de pedido feito em público pelo deputado Roberto Engler.


CONSTRUÇÃO
A reunião de hoje (18), no Centro Paula Souza, tratou ainda da construção do prédio próprio da Fatec. A área a ser cedida pela Prefeitura de Bebedouro, na divisa dos jardins Pedro Maia e Centenário, já foi aprovada pelo órgão estadual, no entanto necessita ser desmembrada antes da oficialização da doação. O município planeja resolver essa questão em até 30 dias.

Depois disso, será a vez da confecção do projeto executivo da obra, que vai ser feito pela Prefeitura sob orientação e com apoio do Paula Souza. Nessa fase do processo, os cursos a serem implantados na cidade devem ser levados em consideração, para que se determine a estrutura física do futuro prédio. Além do já confirmado curso de Gestão Financeira, Logística e Informática para Negócios são outras possíveis formações para a unidade.

Todas essas medidas antecedem a abertura de concorrência pública para a construção do prédio, prevista para ainda este ano. “O esforço é para que o imóvel da Fatec comece a ser erguido ainda em 2014. Vamos ver trabalhar para que seja possível. Na pior das hipóteses, queremos licitação da obra em andamento até dezembro”, disse Engler.


SOBRE O CURSO: GESTÃO FINANCEIRA*
O Tecnólogo em Gestão Financeira aplica métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros no planejamento de captação e investimento dos recursos empresariais, na controladoria, trabalhando em diferentes cenários e ambientes organizacionais de uma empresa. 

Atento às mudanças econômicas e tecnológicas, e com vistas a otimizar investimentos, esse profissional analisa demonstrações financeiras e elabora estudos de viabilidade, subsidiando assim o processo de tomada de decisões na instituição.

Mais informações sobre o Vestibular das Fatecs em http://www.vestibularfatec.com.br/home/.

*Com informações do Centro Paula Souza