18/02/2014

Franca inaugura escola de construção civil

Unidade vai oferecer cursos de assentador de pisos e encanador e pedreiro

imagem_destaque

Cynthia, Lu Alckmin, Roberto Engler e Heliana Engler

A primeira-dama e presidente do Fussesp (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo), Lu Alckmin, inaugurou, na última quinta-feira (13), em Franca, a primeira Escola Regional de Construção Civil do estado de São Paulo. O evento contou com a participação do deputado estadual Roberto Engler (PSDB), do prefeito Alexandre Ferreira (PSDB) e da primeira-dama da cidade, Cynthia Milhim Ferreira.

A escola de Franca é a primeira de 56 que serão implantadas no interior (além de outros 28 na capital). As unidades vão oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional nas especializações de Assentador de Pisos e Azulejos e Encanador e Pedreiro, com 80 horas de duração cada um. 

“Acho esse projeto espetacular. São cursos muito bons, que vão se encaixar numa demanda de mercado. O mercado da construção civil em Franca e região está muito aquecido. E quem sabe alguns dos alunos não vão ajudar inclusive em obras importantes do próprio Governo do Estado na região”, disse o deputado Roberto Engler. 

O convênio com os municípios prevê a doação, por parte do FUSSESP, dos equipamentos necessários para a realização das aulas, um repasse de verba para a compra de materiais de construção para uso nas aulas práticas, além do pagamento dos professores.

Além de capacitar a população das cidades de Franca, o centro de qualificação também formará moradores de cidades vizinhas para que os Fundos Municipais possam futuramente assinar convênio para receber uma Escola de Construção Civil.

Para participar, o aluno deve ter mais de 18 anos e não é exigida escolaridade mínima ou experiência prévia na área de construção civil. Os alunos recebem uniforme, material didático e uma bolsa-auxílio de R$ 420 ao final do curso se estiverem desempregados e não receberem nenhum benefício social.

Os interessados em obter mais informações podem entrar em contato diretamente com o polo de Franca, pelo telefone (16) 3711-9237. O site do FUSSESP é o www.fundosocial.sp.gov.br.