10/02/2014

Reforma da antiga capela da Unesp está em andamento

Gerido pela Diocese, espaço vai abrigar celebrações e casamentos

imagem_destaque

Vista interna da capela durante as obras

A reforma da Capela Nossa Senhora de Lourdes (no antigo campus da Unesp – Universidade Estadual Paulista – no Centro de Franca) está em andamento. A universidade vai investir R$ 435 mil na recuperação do espaço, que passará a ser gerido pela Diocese de Franca e deve voltar a receber celebrações e casamentos.

 A obra foi viabilizada graças ao trabalho do deputado estadual Roberto Engler (PSDB), que viabilizou R$ 500 mil para a Unesp. 

A Capela Nossa Senhora de Lourdes vai receber nova pintura nas colunas de alvenaria, portas e janelas, com substituição de vidros e do piso do saguão de entrada, limpeza, reparo e impermeabilização do piso interno em ladrilho, recuperação dos bancos de madeira, da mesa e do piso de mármore do altar. Todas as intervenções devem respeitar ao máximo a disposição original da capela. 

“Essa questão da manutenção e da valorização do patrimônio histórico foi levada em conta durante todo o processo, desde o projeto. Inclusive o fato de a capela ser tombada foi discutido especificamente para que não se ferisse nenhuma norma e não se prejudicasse nada do patrimônio”, revelou o deputado Roberto Engler.

A Capela Nossa Senhora de Lourdes possui pouco mais de 300 metros quadrados. A reforma do templo deve ser entregue em abril.