20/12/2013

Etec de Bebedouro se muda para novo prédio no início de janeiro

Inauguração da unidade será em fevereiro, com a presença de Geraldo Alckmin

imagem_destaque

Roberto Engler e Laura Laganá

Reunião realizada em São Paulo, hoje (20), definiu que a Etec (Escola Técnica) Professor Ídio Zucchi de Bebedouro vai se mudar para seu novo prédio, no Jardim Eldorado, no início de janeiro. A informação foi confirmada pela superintendente do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá, ao deputado estadual Roberto Engler (PSDB), no fim da tarde, por telefone.

A direção do Centro Paula Souza se entendeu com a construtora responsável pela obra e, até o fim do ano, engenheiros do órgão estadual e da empresa devem vistoriar o novo prédio para a entrega da obra. A professora Laura Laganá já comunicou à diretora da Etec de Bebedouro, Andrea Bessa Carnassa, que os preparativos para a mudança podem ser feitos.

“A notícia é tão boa que a professora Laura Laganá revelou que a amiga diretora Andrea se emocionou ao tomar conhecimento. Confesso que também fiquei muito feliz, já que o foi removido último obstáculo para a realização de um sonho, ou seja, a utilização do prédio pelos alunos, professores, funcionários, pela comunidade escolar”, afirmou o deputado estadual Roberto Engler.

Segundo afirmou a professora Laura Laganá ao deputado, a inauguração oficial do novo prédio da Etec de Bebedouro deve ser agendada para fevereiro de 2014, com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB). “Outra grande notícia. Uma obra que marca história de Bebedouro e da região sendo entregue pelo nosso governador Geraldo Alckmin”, disse Engler.


O IMPASSE
Os problemas que atrasaram a mudança da Etec de Bebedouro para seu novo prédio, agora com previsão de solução, se relacionam a pendências jurídicas. A empresa responsável já concluiu seu trabalho, no entanto, ao longo da obra, foi assinado termo aditivo para adequações adicionais não previstas no projeto inicial. 

Para que o Centro Paula Souza efetue o pagamento das intervenções previstas neste aditivo, a procuradoria do órgão estadual exige a apresentação de uma série de certidões. A construtora não dispunha de uma delas, expedida pelo Governo Federal.

Em novembro, o deputado Roberto Engler já havia cobrado uma solução para o impasse junto ao Centro Paula Souza. “É um problema que precisa ser solucionado logo. Não podemos aguardar mais para que o prédio seja utilizado e as condições de ensino e de trabalho de todos, alunos, professores, funcionários, direção, sejam melhoradas”, afirmou na ocasião.


HISTÓRICO
O investimento de cerca de R$ 20 milhões na construção do novo prédio da Etec de Bebedouro, no Jardim Eldorado (Rua Lúcio Sarti), foi uma conquista liderada pelo deputado estadual Roberto Engler e confirmada em 2010. A obra foi iniciada em 2011 e está pronta desde meados deste ano.

Engler convenceu lideranças estaduais a promover o investimento na construção de um imóvel projetado especialmente para a Etec, com todas as exigências necessárias e que deve servir de impulso para o aumento do número de cursos e de alunos, transformando a unidade em uma das maiores do interior do Estado. 

A mudança da Etec vai desocupar parte da Escola Estadual Paraíso Cavalcanti, onde deve ser instalada, a partir do segundo semestre de 2014 a Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Bebedouro. A Fatec também terá seu próprio prédio, que deve começar a ser erguido entre o fim de 2014 e o início de 2015, em área na divisa dos jardins Pedro Maia e Centenário, a ser cedida, pelo município, ao Centro Paula Souza.