11/12/2013

Reunião confirma licitação da Maurílio Biagi no início do ano

Superintendente do DER planeja apresentar obra em Sertãozinho e Pontal

imagem_destaque

Roberto Engler, Clodoaldo Pelissioni, Walter Almussa, Leandro Gasqui e Márcio Leite

Audiência realizada na manhã de hoje (11), no DER (Departamento de Estradas de Rodagem), na capital, confirmou a previsão de licitação da duplicação dos 9,7 quilômetros da Rodovia Maurílio Biagi (SPA-343, da SP-322), entre Sertãozinho e Pontal, para o início de 2014. O valor estimado das intervenções é de R$ 48,7 milhões.

O deputado estadual Roberto Engler (PSDB), o vice-prefeito de Sertãozinho, Valter Almussa (PSB), o vereador de Sertãozinho, Márcio Leite (PPS), e o vereador pontalense, Leandro Gasqui (PSDB), se reuniram com o superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni.

Pelissioni reafirmou que o departamento já obteve a licença ambiental prévia da obra e que DER está finalizando a obtenção de financiamento internacional junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para a publicação da concorrência pública. “É um grande aporte de recursos, de por volta de R$ 1 bilhão, no qual está a obra da Maurílio Biagi”, diz.

Segundo a programação estabelecida pelo DER, a licitação da duplicação da Maurílio Biagi deve ser publicada entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro. “Enquanto os detalhes finais do financiamento são acertados, a concorrência pública já pode ser iniciada. Assim, quando os procedimentos da licitação forem concluídos, o dinheiro está em caixa e a obra pode ser iniciada”, explica o deputado estadual Roberto Engler. 

O projeto de duplicação da Maurílio Biagi prevê duplicação da pista, pavimentação de acostamentos e readequação de rotatórias, dos kms 0 ao 9,75.


APRESENTAÇÃO DO PROJETO
Durante o encontro, o superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni, manifestou a disposição de visitar Sertãozinho e Pontal ente o fim de janeiro e o começo de fevereiro de 2014, para apresentar detalhes do projeto de duplicação da Maurílio Biagi. Pelissioni deseja uma reunião pública, aberta a lideranças locais e a toda a população, para que todos tenham contato com os detalhes da obra.  

O vice-prefeito de Sertãozinho, Valter Almussa, sugeriu a realização de dois encontros, um em Sertãozinho e outro em Pontal, proposta aceita pelo superintendente. “Mais ou menos na data de publicação da licitação, devemos ter essas reuniões, que vão servir para que as pessoas conheçam aquilo que será realizado e vão afastar, de vez, a desconfiança em torno dessa conquista”, afirma o deputado Roberto Engler.


HISTÓRICO
O deputado Roberto Engler, o vice-prefeito de Sertãozinho, Valter Almussa, a vice-prefeita de Pontal, Dionísia Galvão, o vereador de Sertãozinho, Márcio Leite, o vereador pontalense, Leandro Gasqui, a coordenadora do Movimento Acorda Pontal, Rosa Maria Munhoz, e o professor Edmilson Luís da Cruz se reuniram com o superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni, em fevereiro deste ano, em São Paulo, quando obtiveram, pela primeira vez, a confirmação de que a duplicação da Maurílio Biagi será realizada pelo Governo do Estado de São Paulo.

Há mais de dois anos, Engler tem trabalhado pela duplicação da Rodovia Maurílio Biagi, subsidiado por lideranças locais. Desde 2012, essa interlocução foi intensificada. Em março de 2012, quando recebeu o título de cidadão pontalense, o parlamentar manifestou sua convicção de que a obra será realizada.