29/11/2013

Conservatório de Tatuí se apresenta em Franca no dia seis

Teatro Municipal recebe primeira de série de apresentações da instituição

imagem_destaque

Cena do espetáculo Estórias de Tião – Mitos e Lendas Paulistas

O Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de São Paulo, vai promover espetáculo que envolve dois de seus principais grupos artístico-pedagógicos, na próxima sexta-feira (6), às 19 horas, no Teatro Municipal “José Ciryno Goulart”, em Franca.  

O concerto especial une a Banda Sinfônica e a Cia. de Teatro do conservatório, dois dos principais grupos do Conservatório Musical de Tatuí, e faz parte de uma série de apresentações que devem ocorrer entre o fim deste ano e o decorrer de 2014, apresentando o projeto de implantação do Conservatório Musical de Franca, uma ideia do deputado estadual Roberto Engler (PSDB).

No dia seis, cerca de 80 músicos e atores sobem ao palco de Franca pela primeira vez para o espetáculo “Estórias de Tião – Mitos e Lendas Paulistas, com texto e direção artística de Dario Sotelo, direção cênica de Carlos Ribeiro e música original composta por Edson Beltrami. 
A obra está dividida em sete movimentos, nominados conforme os personagens representados: Tião, Saci, Caipora, Lobisomem, Cuca, Mula sem Cabeça, Negrinho do Pastoreio e Uirapuru.

O espetáculo “Estórias de Tião – Mitos e Lendas Paulistas” tem como objetivo a formação de público e a apresentação de música clássica de forma diferenciada. “A partir das apresentações dos personagens envolvidos no concerto, apresentamos os instrumentos que integram uma banda sinfônica, conectando-os ao folclore”, diz o maestro Dario Sotelo.

No elenco, estão Hugo Muneratto (que representa Tião, o protagonista da história), Lucas Fernandes, Adriana Afonso, Carlos Ribeiro, Fernanda Mendes, Gabriela Brancalhão, Ítalo Silva Santos, Leonardo Thim e Roberta Marcondes. A cenografia é de Jaime Pinheiro, com alunos da oficina de cenografia; iluminação de Marcos Caresia, com assistência de Dimitri Souza e Souza; figurinos de Carlos Alberto Agostinho; maquiagem de Dalila Ribeiro e equipe de alunos.


CONSERVATÓRIO MUSICAL DE FRANCA
A instalação de um Conservatório Musical em Franca, assunto conduzido pelo deputado estadual Roberto Engler, teve importantes passos concluídos ao longo de 2013. A unidade tem tudo para transformar Franca em referência regional em Educação Musical, com a abertura de quatrocentas vagas para ensino de canto e música popular e erudita na cidade.

Para Franca já ir se acostumando com a ideia de respirar música, a Secretaria Estadual de Cultura e o Conservatório de Tatuí planejam promover uma apresentação na cidade no dia seis e várias outras ao longo de 2014.

Em articulação com o secretário estadual de Cultura, Marcelo de Mattos Araújo, Engler garantiu verba de R$ 3 milhões, no Orçamento de 2013, com a finalidade de investimento no Conservatório Musical de Franca. 

A unidade será erguida em terreno de cinco mil metros quadrados, de propriedade do Governo do Estado, na esquina das ruas Adib Augusto Salomão e Joaquim Coelho Freitas, no Bairro Santo Agostinho. O projeto final da unidade está em fase de licitação. 

Até metade de 2014, deve ser licitada a construção do prédio, com previsão de conclusão e início de aulas para 2015. O deputado Roberto Engler trabalha pela instalação de um Conservatório Musical em Franca desde 2006. 


Com informações da Gerência de Comunicação do Conservatório de Tatuí
Foto de Kazuo Watanabe/Conservatório de Tatuí