19/11/2013

Conservatório de Tatuí vai se apresentar em Franca

Parte das festas de fim de ano, evento prepara instalação de Conservatório Musical na cidade

imagem_destaque

Marcelo Mattos e Roberto Engler

Quatrocentas vagas para ensino de canto e música popular e erudita. A instalação de um Conservatório Musical em Franca, uma ideia do deputado estadual Roberto Engler (PSDB), teve importantes passos concluídos ao longo deste ano. A unidade tem tudo para transformar a cidade em um polo regional de Educação Musical. Para Franca já ir se acostumando com a ideia de respirar música, a Secretaria Estadual de Cultura e o Conservatório de Tatuí planejam promover pelo menos uma apresentação na cidade ainda neste ano.

A hipótese mais provável é que Franca receba a Banda Sinfônica de Tatuí, em um dos eventos de comemoração de fim de ano. Local e data devem ser definidos em breve e envolvem apoio da Prefeitura Municipal. 

“Será uma forma de vermos de perto todo o potencial e a excelência que Tatuí tem e a que teremos acesso depois que o Conservatório Musical de Franca comece a funcionar”, revelou o deputado Roberto Engler. 

Ao longo deste ano, o parlamentar se reuniu diversas vezes com o secretário estadual de Cultura, Marcelo de Mattos Araújo, tratando do conservatório. Engler garantiu verba de R$ 3 milhões, no Orçamento de 2013, com a finalidade de investimento na unidade musical. “Uma parte desse dinheiro vai para o projeto e o restante ficará para a construção propriamente dita”, revela.

O Conservatório Musical de Franca será construído em terreno de cinco mil metros quadrados, de propriedade do Governo do Estado, na esquina das ruas Adib Augusto Salomão e Joaquim Coelho Freitas, no Jardim Santo Agostinho. O projeto final da unidade está em fase de licitação. Mas já se sabe que a ideia é que quatro centenas de alunos e cerca de quarenta professores façam uso de imóvel especialmente planejado para o ensino de música que deve contar com um auditório destinado a apresentações. 

“É a primeira grande iniciativa de ampliação de ensino musical promovida pelo Governo do Estado de São Paulo e Franca será contemplada com essa ação pioneira”, afirmou o deputado Roberto Engler.
Até metade de 2014, deve ser licitada a construção do prédio, com previsão de conclusão e início de aulas para 2015. As apresentações de alunos do Conservatório de Tatuí em Franca não devem se restringir a apenas este fim de ano. Devem, sim, se estender por todo o ano que vem.

“Sem dúvida é uma forma de despertar o interesse da comunidade francana no ensino musical de excelência que será oferecido aqui, além de ser uma experiência maravilhosa: concertos e shows com alunos e professores com talento indiscutível. Será um aperitivo”, disse o deputado Roberto Engler.

A Secretaria Estadual da Cultura trabalha com um planejamento regional para a unidade, por meio do qual todo o Nordeste do Estado de São Paulo teria Franca como pólo de referência em ensino musical. “Os planos são audaciosos”, ressaltou Engler.


HISTÓRICO
O deputado estadual Roberto Engler trabalha pela instalação de um Conservatório Musical em Franca desde 2006. Naquele ano, o parlamentar chegou a anunciar a unidade musical, mas a transição do então Governo de Geraldo Alckmin (PSDB) para o de José Serra (PSDB) engavetou a ideia.

Neste mandato, o parlamentar retomou a articulação política, novamente com Alckmin à frente do Estado. “Como era algo conversado há muito tempo, o governador Geraldo Alckmin voltou a autorizar a conquista e estamos caminhando no sentido de viabilizá-la”, ressalta Roberto Engler.