08/11/2013

Cultura abre licitação para projeto do Conservatório Musical de Franca

Concorrência pública deve ser finalizada em novembro; obras da unidade previstas para 2014

imagem_destaque

Mapa mostra futura localização do Conservatório

A Secretaria Estadual de Cultura abriu concorrência pública para definir a empresa que realizará o projeto do Conservatório Musical de Franca. A licitação foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo na última quarta-feira (6), conforme havia antecipado o deputado estadual Roberto Engler (PSDB), idealizador do conservatório.

No último dia 29 de outubro, o deputado se reuniu com o secretário estadual de Cultura, Marcelo Mattos de Araújo, obtendo a previsão, agora confirmada, de abertura de licitação no início deste mês. A concorrência pública antecede a licitação da obra, que deve ser lançada em meados de 2014.

Com autorização do governador Geraldo Alckmin (PSDB), o prédio do Conservatório Musical de Franca será erguido em terreno de propriedade do Governo do Estado, na esquina das ruas Adib Augusto Salomão e Joaquim Coelho Freitas, no Jardim Santo Agostinho. 

Em seu pleno funcionamento, o Conservatório Musical de Franca deve oferecer cerca de 400 vagas para ensino de música erudita e popular. Além das salas didáticas e administrativas, um auditório destinado a apresentações deve ser erguido. Está prevista ainda a contratação de quarenta e seis professores para formação do corpo docente da unidade.

Cumprindo acordo feito com o secretário de Cultura ainda em 2012, o deputado Roberto Engler inseriu, no Orçamento Estadual deste ano, verba de R$ 3 milhões para reforço dos investimentos da Secretaria da Cultura. “A ação prevista é a expansão de vagas para ensino musical e parte recursos vai para o projeto do prédio. O restante deve ficar para 2014, para início da obra propriamente dita”, explicou o parlamentar.

O Conservatório Musical de Franca será uma unidade do Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos, que, hoje, funciona apenas em Tatuí, com uma pequena extensão em São José do Rio Pardo. 

“É a primeira grande iniciativa de ampliação de ensino musical promovida pelo Governo do Estado de São Paulo e Franca será contemplada com essa ação pioneira”, afirmou o deputado Roberto Engler.

A Secretaria Estadual da Cultura trabalha com um planejamento regional para a unidade, por meio do qual todo o Nordeste do Estado de São Paulo teria Franca como pólo de referência em ensino musical no nível de Conservatório. “Os planos são audaciosos”, disse Engler.


HISTÓRICO
O deputado estadual Roberto Engler trabalha pela instalação de um Conservatório Musical em Franca desde 2006. Naquele ano, o parlamentar chegou a anunciar a unidade musical, mas a transição do então Governo de Geraldo Alckmin para o governo de José Serra engavetou a ideia.

Neste mandato, o parlamentar retomou a articulação política, novamente com o governador Geraldo Alckmin à frente do Estado. “Como era algo conversado há muito tempo, o governador voltou a autorizar essa conquista e estamos caminhando para viabilizá-la até o fim do ano que vem”, revelou o deputado Roberto Engler.