30/10/2013

Prefeito de Taiaçu solicita apoio para festa

Deputado Roberto Engler encaminhou solicitação à Secretaria da Cultura

imagem_destaque

Simone Fiorin, Roberto Engler, Dayana Cuoghi e Wladimir Sanchez

Em reunião com o deputado estadual Roberto Engler (PSDB), na tarde de hoje (30), o prefeito de Taiaçu, Wladimir Sanchez (DEM), solicitou apoio do parlamentar para obter ajuda do Governo do Estado para a realização da Virada do Ano de Taiaçu. A tradicional festa ocorre na última semana de cada ano.

Engler recebeu o Wladimir Sanchez, a diretora de municipal de Educação, Simone Cristina Fidelis Fiorin e primeira-dama Dayana Cuoghi em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Imediatamente tratou, por telefone, da solicitação, por telefone, com a Secretaria da Cultura.
“Entendi bem o quanto é importante e tradicional a festa para Taiaçu e para a região e tratei do assunto. Buscamos algum tipo de apoio da Secretaria de Cultura para o município. Vamos aguardar e acompanhar o assunto até que tenhamos uma resposta. Esperamos que seja positiva”, afirmou Engler.

A Virada do Ano de Taiaçu ocorre há mais de 30 anos e reúne público de toda a região. A festa tem programação ao longo da última semana de cada, com programação de shows e atrações, entre as quais a principal é queima de fogos da passagem de ano, na noite do dia 31 de dezembro.

Em 2012, segundo estimativa da Prefeitura de Taiaçu, mais de 12 mil pessoas acompanharam o espetáculo de fogos de artifício, contingente de pessoas equivalente ao dobro da população do município, que é de seis mil pessoas. “São números significativos podem ajudar a evidenciar a importância do evento ao Governo do Estado”, disse o deputado estadual Roberto Engler.

No início de outubro, em audiência com o secretário estadual de Cultura, Marcelo Mattos de Araújo, o deputado estadual Roberto Engler tratou da liberação de um kit de cinema digital para Taiaçu. O pedido foi acatado e, segundo o secretário, os equipamentos de projeção e som devem ser repassados ainda neste ano.

“Com esse kit, espaços públicos, como auditórios, bibliotecas e até mesmo praças, podem ser aproveitados para a projeção dos filmes”, disse o deputado estadual Roberto Engler.


OLIMPÍADA DE TAIAÇU
Em junho, depois de pedido do prefeito Wladimir Sanches e intervenção do deputado estadual Roberto Engler, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) autorizou repasse de R$ 45 mil em recursos estaduais para a realização da Olimpíada Regional de Taiaçu. O evento aconteceu em julho, reunindo mais de dez municípios da região.

Foi a nona edição da já tradicional Olimpíada Regional de Taiaçu, que reúne competições em mais de 20 modalidades esportivas, entre elas Atletismo, Handebol, Basquetebol, Bocha, Ciclismo, Futebol de Campo e de Quadra, Voleibol, Xadrez, Damas, Dominó, com participação estimada de mais de dois mil atletas.

"Esperamos que a ação realizada, agora, pela Virada do Ano, tenha o mesmo sucesso que obtivemos juntos há poucos meses, no caso das Olimpíadas. O trabalho é certo, mas o resultado não depende apenas da gente. Vamos aguardar e acompanhar”, afirmou o deputado Roberto Engler.