08/10/2013

Roberto Engler solicita construção de CCI em Jaborandi

Pedido foi apresentado ao secretário de Desenvolvimento Social

imagem_destaque

Secretário Marcelo Mattos e deputado Roberto Engler

O deputado estadual Roberto Engler (PSDB) solicitou, em audiência com o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rogério Hamam, a construção de um CCI (Centro de Convivência do Idoso) em Jaborandi. A demanda foi agregada a pedidos concentrados pela secretaria e que dependem de verba a ser liberada pela Secretaria da Casa Civil.

Engler esteve com Hamam, na quarta-feira (2), pela manhã, em São Paulo. As solicitações apresentadas pelo deputado foram discutidas com o secretário depois de reivindicações feitas pelo do prefeito de Jaborandi, Ronan Sales Cardoso (PTB), e pelos vereadores Marcelo Henrique Lino de Almeida (PP), presidente da Câmara Municipal, e André Muramoto (PTB).

“Somo o meu esforço político ao das lideranças municipais na expectativa de que o Governo do Estado possa atender ao pedido e liberar um CCI para Jaborandi”, afirmou Engler. Segundo relato do titular da pasta de Desenvolvimento Social, a secretaria aguarda liberação de verba da Casa Civil para ampliar o atendimento aos pedidos feitos pelos municípios. 

O apoio do Governo do Estado de São Paulo à construção de CCIs e a outras ações ligadas ao idoso faz parte do Programa São Paulo Amigo do Idoso, lançado, no ano passado, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). O programa envolve ações voltadas à proteção, educação, saúde e participação da população paulista acima de 60 anos.


KIT DE CINEMA
Em reunião com o secretário estadual de Cultura, Marcelo Mattos de Araújo, hoje (8), o deputado estadual Roberto Engler tratou da liberação de um kit de cinema digital para Jaborandi. O pedido foi acatado e, segundo o secretário, os equipamentos de projeção e som devem ser repassados ainda neste ano. “Com esse kit, espaços públicos, como auditórios, bibliotecas e até mesmo praças, podem ser aproveitados para a projeção dos filmes”, disse Engler.


RODOVIÁRIA
O deputado estadual Roberto Engler solicitou, em audiência com o superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni, repasse de R$ 150 mil para reforma e ampliação da Rodoviária de Jaborandi. Pelissioni sinalizou positivamente para o pedido, mas a liberação definitiva da verba depende de autorização da Secretaria da Casa Civil.

Durante o encontro com o superintendente do DER, o deputado Roberto Engler exibiu fotos da Rodoviária, que mostram a necessidade de melhorias. Engler esteve no local em abril, quando de visita ao município e, por solicitação do prefeito de Jaborandi, Ronan Sales Cardoso, e dos vereadores Marcelo Henrique Lino de Almeida, presidente da Câmara Municipal, André Muramoto, assumiu o compromisso de defender a demanda da cidade junto ao Governo do Estado.

“Temos o aval do DER e vamos buscar a autorização final. Em breve, espero falar do assunto com o secretário Edson Aparecido para sacramentar a conquista. A necessidade das reformas é visível, o que me dá convicção de que teremos êxito no pedido”, revelou o deputado.


CURSO TÉCNICO 
Em breve, estudantes de Jaborandi poderão usufruir de curso técnico na área de Informática, por meio de parceria do Centro Paula Souza (órgão que administra as Escolas Técnicas e as Faculdades de Tecnologia de São Paulo) e a Prefeitura de Jaborandi. A liberação da formação contou com o trabalho do deputado Roberto Engler, a pedido das lideranças da cidade.

O curso será ministrado por meio de classes descentralizadas, modelo pelo qual o município arca com o local e a estrutura física para as aulas e o Centro Paula Souza cede os professores, e deve durar cerca de um ano e meio. “É uma oportunidade valiosa, já que a qualidade dos cursos técnicos estaduais é indiscutível e o mercado de trabalho tem demandado profissionais com esse perfil”, disse Engler.

Engler enalteceu a mobilização das lideranças da cidade, algo que propicia o trabalho executado até aqui. “É essencial esse contato com o prefeito Ronan e os vereadores Marcelo e André. É justamente essa interação que alimenta as ações feitas junto ao Governo do Estado, já que o deputado não é nada mais do que um instrumento, alguém que promove a interlocução e advoga as causas dos municípios”, afirmou.


RECAPE DE RUAS
Está em andamento liberação de R$ 250 mil para recape de ruas Jaborandi. O dinheiro é fruto do trabalho do deputado estadual Roberto Engler, do prefeito Ronan Sales Cardoso, do presidente da Câmara Municipal, Marcelo Henrique Lino de Almeida, e do vereador André Muramoto.

 A Prefeitura de Jaborandi está apresentando a documentação necessária para formalização de convênio a ser assinado em breve, em São Paulo. A solicitação foi apresentada em abril último, em reunião na Subsecretaria de Relações com Municípios, com o subsecretário Rubens Cury. 

“A melhor notícia possível é essa: o processo se iniciou, ou seja, temos a autorização do governador Geraldo Alckmin (PSDB) para que o repasse ocorra. Agora, é uma questão de tempo e de procedimentos normais até que tudo se resolva”, disse o deputado Roberto Engler.