03/10/2013

Deputado Roberto Engler solicita construções e reformas de CCIs

Pedidos foram apresentados ao secretário de Desenvolvimento Social

imagem_destaque

Roberto Engler e Rogério Hamam

O deputado estadual Roberto Engler (PSDB) solicitou, em audiência com o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rogério Hamam, a construção de um CCI (Centro de Convivência do Idoso) em Nuporanga e Patrocínio Paulista e a reforma e ampliações de CCIs já existentes em Guará, Jeriquara, Pedregulho e . As demandas foram agregadas aos pedidos concentrados pela secretaria e dependem de verba a ser liberada pela Secretaria da Casa Civil.

Engler esteve com Hamam, ontem (1º), pela manhã, em São Paulo. Os pedidos apresentados pelo deputado foram discutidos com o secretário depois de reivindicações feitas por prefeitos e vereadores dos municípios que desejam as obras. 

“Em Nuporanga, Patrocínio Paulista e Ribeirão Corrente, a demanda é por um novo espaço de encontro para os idosos. Em Guará, Jeriquara e Pedregulho, a intenção é obter adequações, ampliações e reformas que permitam melhor funcionamento dos CCIs, com melhor estrutura e mais conforto”, afirmou o deputado Roberto Engler.

Segundo relato do titular da pasta de Desenvolvimento Social, a secretaria aguarda liberação de verba da Casa Civil para ampliar o atendimento aos pedidos feitos pelos municípios. 

O apoio do Governo do Estado de São Paulo à construção de CCIs e a outras ações ligadas ao idoso faz parte do Programa São Paulo Amigo do Idoso, lançado, no ano passado, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). O programa envolve ações voltadas à proteção, educação, saúde e participação da população paulista acima de 60 anos.


FRANCA E CRISTAIS PAULISTA
Em julho, o prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, assinou convênio que garante a construção, na cidade, de Centro Dia de Atendimento ao Idoso. O equipamento social deve ser erguido na região Oeste da cidade, em terreno localizado entre os bairros Engenho Queimado e Parque Continental.

Também por meio do Programa São Paulo Amigo do Idoso, mais de R$ 1 milhão devem ser investidos no Centro Dia, que, inicialmente, deve atender 50 pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, que não podem receber cuidados durante o período diurno. “É uma espécie de uma creche para idosos que não podem ficar sozinhos em casa durante o dia e que terão estrutura e cuidados adequados e oportunidade de convivência entre si”, afirmou o deputado Roberto Engler.

Em agosto, foi a vez do prefeito de Cristais Paulista, Miguel Marques (PSDB), assinar convênio com o Governo do Estado de São Paulo para liberação de recursos para a construção de uma unidade do CCI, que será construído no Bairro Jardim Jonas Ferreira de Castro. Cerca de R$ 250 mil devem ser gastos na obra, que será iniciada em breve.