13/08/2013

Fatec de Bebedouro deve começar a funcionar em 2014

Prédio próprio deve ser erguido até 2015

imagem_destaque

Comitiva de Bebedouro com Roberto Engler e Laura Laganá

Reunião realizada na tarde de hoje (13), no Centro Paula Souza, em São Paulo, definiu que a Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Bebedouro deve começar a funcionar no segundo semestre de 2014, compartilhando o prédio da Escola Estadual Paraíso Cavalcanti, como ocorre atualmente com a Etec (Escola Técnica) de Bebedouro Professor Ídio Zucchi. A audiência ainda estabeleceu cronograma para construção do prédio próprio da Fatec, que deve ser erguido até 2015, em terreno cedido pelo município.


Intermediada pelo deputado estadual Roberto Engler (PSDB), a reunião foi comandada pela professora Laura Laganá, superintendente do Centro Paula Souza, órgão que administra Etecs e Fatecs em todo o estado. 


Além de Engler, representaram Bebedouro, o prefeito Fernando Galvão (DEM), o presidente da Câmara Municipal, Ângelo Daólio, os vereadores Beto Mazzeu (DEM) e Fernando Piffer (PSDB), a diretora da Etec de Bebedouro, Andrea Bessa Carnassa, e o jornalista Roberto Oliveira.
Diversas ações serão tomadas a partir do encontro desta tarde. O Centro Paula Souza pretende resolver, em breve, pendências que impedem a mudança da Etec do prédio atual para seu novo prédio, no Jardim Eldorado. São questões burocráticas que envolvem entrega oficial do imóvel e, por conseqüência, a mudança da escola e a inauguração da obra.


Quando a Etec estiver em seu novo prédio, a Prefeitura de Bebedouro fará adequações e reparos no atual prédio da Etec para que a Fatec possa ocupá-lo no segundo semestre do ano que vem. “O prefeito Fernando Galvão se prontificou a promover uma pequena reforma no imóvel, preparando a instalação da Fatec”, revelou o deputado Roberto Engler.


O cronograma prevê que, no vestibular das Fatecs no primeiro semestre de 2014, já estejam previstas vagas para Bebedouro. “Enquanto se viabilizam as questões estruturais, a Prefeitura e a sociedade bebedourenses vão discutir com o Centro Paula Souza quais devem ser os primeiros cursos da Fatec”, afirmou Engler.


Inicialmente, Bebedouro deve receber graduações na área de Gestão, que requerem laboratórios e espaços menos complexos. “Quando o prédio verdadeiro da Etec estiver pronto, novos cursos serão implantados”, disse o deputado.

 

 

PRÉDIO
O Centro Paula Souza deve enviar técnicos para avaliar terreno com no mínimo 20 mil metros quadrado, a ser cedido pelo município para a construção do prédio da Fatec, obra que deve ser iniciada entre o fim de 2014 e o início de 2015.


O prefeito Fernando Galvão disponibilizou área ampla, de cerca de 40 mil metros quadrados, sem ocupação, na divisa dos jardins Pedro Maia e Centenário para essa finalidade. Os engenheiros do Paula Souza observarão o espaço e devem decidir por sua aceitação ou não. Caso positivo, um projeto de lei será enviado à Câmara Municipal para que a doação seja oficializada.


O deputado estadual Roberto Engler (PSDB), cotado para a relatoria do Orçamento Estadual para 2014, se prontificou a trabalhar para ampliar os recursos financeiros do Centro Paula Souza com vistas a obter verbas suficientes para a obra. “Temos um compromisso de construção do prédio para 2015, vamos nos esforçar para confirmar essa estimativa ou, até mesmo, antecipar prazos”, garantiu Engler.