Distribuição de Medicamentos

medicamentosO Governo do Estado de São Paulo disponibiliza medicamentos com custo elevado para quem não reúne condições financeiras de adquirí-los. Mensalmente, somente na região de Franca, são cerca de 8 mil pessoas usufruindo desse serviço, que é realizado pela Farmácia de Medicamentos de Alto Custo do Departamento Regional de Saúde (veja mais informações da farmácia aqui).


Até 2008, a farmácia funcionava de forma improvisada no antigo prédio da Mogiana, no bairro da Estação. “Havia filas de senhores e senhoras idosos. Eles esperavam sem nenhum conforto por horas até que recebessem os remédios”, lembra o deputado Roberto Engler, que liderou uma série de mudanças que resultaram numa revolução no atendimento.

Hoje, a espera média dos pacientes é inferior a cinco minutos, em ambiente confortável, com ar condicionado, atendimento informatizado e pessoal treinado. Tantas melhorias fizeram com que a Farmácia de Alto Custo de Franca fosse avaliada, em pesquisa realizada com os próprios usuários, em 2011, como a melhor do estado. “Pelo impacto positivo na dignidade de pessoas que já estão sofrendo tanto, confesso que me orgulho de termos conseguido todas essas melhorias”, afirma Engler.

Dignidade no tratamento de doenças faz parte da cidadania.